Boia Cross no Rio Formiga – Barreirinhas MA

Nosso primeiro passeio na região dos Lençóis Maranhenses foi o do Boia Cross no Rio Formiga.

Eu não havia pesquisado nada sobre esse passeio, mas resolvi ir para conferir. A própria pousada fez o agendamento do passeio e no dia seguinte de manhã, no horário marcado, embarcamos em um pau de arara até a região do Rio Formiga.

O Rio Formiga fica na região do povoado de Cardosa. O caminho até lá é longo e dura cerca de 40 minutos. Aconselho você a sentar nos primeiros bancos e no meio, a não ser que queira ir sacudindo até lá.

Confesso que estava receosa em relação a este passeio, pois eu não curto fortes emoções e não sabia se o rio era fundo ou se havia correnteza.

Ao chegar na margem do rio, o próprio motorista do pau de arara disse para levarmos somente câmera, se esta for a prova d’Água, passar protetor, repelente e nada mais. Nossos chinelos foram amarrados em uma boia, mas tinha a opção de deixar no carro.

Mini trilha até o Rio – 2 min

 

Dois guias da região acompanharam nosso grupo. Cada um recebeu a sua boia e eu medrosa, já perguntei a um dos guias como seria o passeio. Ele disse que era um rio tranquilo e que era só permanecer na boia e deixar se levar, e que qualquer coisa ele estaria ali para auxiliar.

O Rio

Ok! Subimos na boia e iniciamos o percurso que dura cerca de 1 hora. O passeio é realmente super tranquilo, eu diria até relaxante.

Só no relax..rsrs

Em algumas partes o rio é fundo, cerca de 3 metros, mas o guia avisa e sempre está por perto para ajudar. A boia só vira se você quiser. Muitas pessoas fizeram virar para tomar um refrescante banho nas áreas que “davam pé”.

Bóia Cross

Ao final do passeio há uma barraquinha de apoio que serve uma macaxeira frita, sucos da fruta, doce de buriti, cafezinho e até um peixe frito.

As tias que fazem os quitutes. Tudo simples e saboroso.

Crianças:
Crianças são super bem vindas no boia cross, a recomendação é que a partir dos 3 anos já dá pra fazer, mas alguns pais levam até crianças de 1 aninho. Aí é aquilo: poder, pode, mas vai o bom senso dos pais. Eu realmente levaria a partir dos 3.

Quanto custa?
O passeio custa R$60,00 por pessoa. E lá no rio você paga uma contribuição, opcional, aos guias.

Duração:

O passeio ao todo dura umas 3h30m e da para combinar com outros passeios pela região se você tiver disposição. Nós fizemos o roteiro das lagoas na parte da tarde, mas isso é história pra outro post.

No geral, nós amamos esse passeio e recomendo demais. É divertido, é tranquilo, é seguro…

Reserve aqui seu hotel em Barreirinhas pelo Booking. Você não paga nada a mais por isso e ainda colabora com o nosso projeto.

*Desculpe a qualidade das fotos, mas minha câmera não é a prova d’água e tive que usar aquelas capas no celular. :/

Gostou dessa dica? Insira seu e-mail abaixo e receba novidades em primeira mão.

 

Post Author: vidadeviajete

Deixe um comentário pra gente!