Dicas sobre os Lençóis Maranhenses

Muita gente ainda tem dúvida sobre como chegar, onde ficar, quando ir e o que fazer nos Lençóis Maranhenses. Por isso nesse post irei contar todas as dicas sobre os Lençóis Maranhenses para que a sua viagem inesquecível!

Como chegar em Barreirinhas?

Geralmente as pessoas vão de avião até São Luís, pra de lá pegar um transporte até Barreirinhas (pra quem não sabe, Barreirinhas é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses).

De São Luís você pode contratar um transfer, ir de ônibus, carro alugado, van e até de bimotor.

As vans saem do aeroporto de São Luís e custam em média R$50,00 por pessoa. A viagem dura em média 4 horas.

O transfer pode ser contratado com várias empresas e este pode ser privativo ou coletivo. O bom dessa opção é que a empresa te busca no aeroporto ou no hotel em São Luís no horário combinado.

Para ir de ônibus, você deve procurar a empresa Cisne Branco que faz o trajeto diariamente de ida e volta. A viagem dura cerca de 4 horas e meia. O ônibus sai de São Luís nos horários: 06:00/08:45/14:00/19:30. E de Barreirinhas os horários são: 06:00/09:00/14:00/18:45. A passagem custa R$44,00.

De carro a viagem dura cerca de 3 horas e meia. São 260km e a melhor opção é ir pela MA-402. A estrada está super conservada e eu diria até que é uma das melhores do Maranhão. 😉

Estrada o tempo todo assim
Caminho que fizemos partindo de São Luís

Com o avião bimotor você chega em Barreirinhas em 50 minutos e ainda admira os Lençóis do alto. É a opção mais cara e mais rápida e a que eu não teria coragem. Hehe.

Onde ficar em Barreirinhas?

A cidade com mais infraestrutura é Barreirinhas. A cidade possui várias pousadas, restaurantes, farmácias, bancos, mercadinhos e até um hospital. Além do mais, as agências de passeios concentram-se em sua maioria por ali.
Nós ficamos na Pousada Sítio Preguiças, mas há inúmeras opções que deixo abaixo para vocês por categoria. 😉

Pra quem curte uma vibe mais sossegada, pode ficar em Atins que é uma vila bem pequena quase dentro do parque dos Lençóis. Mas saiba que a infraestrutura de lá é quase nenhuma. Então vai do seu gosto.

Reserve aqui o seu hotel em Barreirinhas.

Quando ir?

A região dos Lençóis pode ser visitada o ano todo, mas para ver as lagoas em seu ápice o ideal é ir entre maio e setembro que é quando as lagoas estão cheias. Mas se você só puder ir em outra época, que foi o nosso caso, saiba que a Lagoa da Esperança fica cheia o ano todo e há outros passeios na região que não dependem das cheias.
Mas atenção: sempre verifique a situação das lagoas antes da sua viagem, pois mesmo na época considerada a ideal pode não ter chovido o suficiente e as lagoas estarem vazias.

O que fazer?

Os passeios mais cobiçados da região são as lagoas. Na época das cheias as mais visitadas são Lagoa Azul e Lagoa Bonita. Na época de seca, a Lagoa da Esperança é a única visitada com direito a por do sol.

Lagoa da Esperança

Outros passeios imperdíveis na região: Passeio pelo Rio Preguiças, Bóia Cross no Rio Formiga e visita ao povoado de Atins. Estes não dependem das cheias e podem ser feitas o ano todo.
Em Atins há passeios pelas lagoas também, mas aí só se elas estiverem cheias.

Bóia Cross
Caburé – Uma das paradas do passeio pelo Rio Preguiças

Guias:

Uma empresa de turismo ou guia é indispensável para os passeios pelos Lençóis. Não tente andar pelas dunas sozinho, mesmo que esteja de 4×4 próprio.
Assim que você entra em Barreirinhas há vários guias oferecendo passeio, mas só aceite guias credenciados para não ter problema.
Nós fizemos todos os passeios com a Caetés Turismo e foi ótimo.

No meio do nada com coisa nenhuma

Onde comer em Barreirinhas?

Em Barreirinhas há vários restaurantes, sorveterias, lanchonetes e até um Subway. A maioria se localiza na Beira Rio e abrem para almoço e jantar.
Nós recomendamos os seguintes:
Restaurante Jacaré – serve pizza e refeições;
Churrascaria do Gaúcho – o almoço é self service;
Lanchonete Dunas Lanches- serve hambúrguer, açaí, batata frita e vários outros lanches;
Restaurante Barlavento – serve refeições, pizza e petiscos;
A sorveteria eu não lembro o nome, mas fica na rua do Subway e a minha recomendação é o sorvete de flocos com Jussara. É imperdível!

Internet em Barreirinhas:

Saiba que a internet em Barreirinhas não é lá essas coisas! Tem hora que o 3G funciona, mas nem sempre. Até nos hotéis que possuem Wifi o sinal pode oscilar muito. Caso você precise muito (casos urgentes) de internet, você pode ir até a lan house que fica na rua principal. Lá sim, a internet bomba! Rsrs

O que levar nos passeios?

Os seguintes itens são indispensáveis para o seu passeio nos Lençóis Maranhenses:

  • Protetor Solar – para todos os passeios. Não economize!
  • Repelente – para os passeios que passam por rios e matas.
  • Óculos de Sol – principalmente para passeios pelas dunas, o sol com o contraste com a areia, pode causar danos à visão.
  • Dinheiro – em muitos lugares não aceita cartão. Para não ter problemas, leve dinheiro trocado.
  • Se você usa lentes de contato, deixe-as na pousada. Venta muito na região e pode entrar areia nos seus olhos.
  • Água – nas paradas de apoio vende água, mas é sempre bom levar para beber no caminho.
  • Câmera – não deixe de registrar as maravilhas desse paraíso.

Leia também – itens essenciais para o verão.

O que ninguém te contou sobre os Lençóis Maranhenses:

Muita gente não imagina que um passeio para conferir as maravilhas das lagoas não é nada confortável. Esqueça luxo e encare tudo com bom humor, o visual no final vale a pena.
Se você for da maneira mais tradicional, que são os paus de arara, prepare-se para muito sacolejo pelas dunas. Para não sacrificar tanto a coluna, sente nos bancos da frente e no meio. Ou com sorte, sente na cabine junto com o motorista.

Pau de Arara – Transporte oficial de Barreirinhas

Prepare-se para muito sol pelas dunas, uma caminhada de 10 minutos pode se tornar bem cansativa (caso você seja muito sedentário) e não há uma sombra sequer.

Subindo na imensidão

No mais, aproveite e paisagem e curta esse deserto ao contrário que promete nunca mais sair da sua cabeça.

Leia todos os posts sobre os Lençóis Maranhenses:

Boia Cross no Rio Formiga

Lagoa da Esperança

Lancha pelo Rio Preguiças

Pousada Sítio Preguiças

Gostou dessa dica? Insira seu e-mail abaixo e receba novidades em primeira mão.

Post Author: vidadeviajete

Deixe um comentário pra gente!