Museu Seleção Brasileira – #SomosTodosFutebol

O Museu Seleção Brasileira é parada obrigatória para os apaixonados pela Amarelinha e pela história do futebol brasileiro. Localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro(RJ), o visitante tem a chance de vivenciar as conquistas do Brasil em campo, os jogadores, taças e muita interatividade para saber cada detalhe destes mais de cem anos de existência da Seleção Brasileira, única pentacampeã do mundo.

Nós fomos conferir o museu, afinal a Camille e o pai são apaixonados por futebol e eu adoro a história da nossa seleção.
Ah, já aviso logo: não recomendo para cardíacos! A emoção é forte demais. Haha. Brincadeira, né?

Museu CBF Experience
Museu CBF Experience
Logo na bilheteria já ficamos encantados com a recepção. As bandeiras de todos os estados brasileiros estão presentes em um grande painel.
Recepção
Recepção
Ao entrar no museu a emoção já começa, um painel de introdução começa com a pulsação do coração em um ritmo tão emocionante quanto de uma final de Copa do Mundo. Um jogo de som, luz e imagem muito bonito.
Homenagem a torcida Brasileira
Homenagem a torcida Brasileira
Depois todos assistem a história da seleção brasileira desde sua fundação. O vídeo tem duração de 10 minutos e vale muito a pena prestar atenção em tudo.
História da Seleção
História da Seleção
Antes de iniciar a parte mais interativa, ainda há a Sessão Nossa Pele onde são exibidas 10 camisas utilizadas pelos nossos craques mundiais. Cinco delas usadas nas finais em que o Brasil ganhou o mundial.
Nossa Pelé
Nossa Pelé
A parte interativa do museu talvez seja a mais legal para as crianças. Uma enorme mesa com tela touch está à disposição para revivermos a história da seleção. Você pode escolher o ano, ou os jogadores ou até os principais gols feitos. Nesse painel tem outros campeonatos que a nossa seleção participou e não apenas a Copa do Mundo. Confesso que fiquei apegada na Copa de 1994. É a primeira Copa que tenho lembrança e foi nela que passei a amar o mundial.
Ela ficou "agarrada" no painel.
Ela ficou “agarrada” no painel.
Painel interativo
Painel interativo
Uma enorme parede amarela (posso chamar assim?) com desenho de rádio, narra os principais gols do Brasil. É bem interessante ouvir as narrações mais antigas e compararmos com a narração de hoje. Muita coisa mudou. Pra melhor.
Rádios
Rádios
Depois temos a sala de troféus. São muitos que o Brasil conquistou durante as competições. Nessa sala há troféus de todos os tipos de competições, inclusive da Copa das Confederações. Os troféus do futebol feminino também estão aqui.
Sala dos Troféus Foto: CBF Experience
Sala dos Troféus
Foto: Museu Seleção Brasileira
Os troféus da Copa do Mundo (réplicas) são exibidos na próxima sala. A melhor sala sem dúvidas. Eu diria a mais emocionante. Um enorme painel mostra os momentos decisivos de cada Copa do Mundo conquistada pelo Brasil. E juro! Nessa sala eu tive vontade de gritar gol e comemorar as vitórias. Foi muito emocionante reviver esses momentos.
Taffarel 1994 Meu herói!
Taffarel 1994
Meu herói!
Sala Reis no Mundo Foto: CBF Experience
Sala Reis no Mundo
Foto: Museu Seleção Brasileira
No Planeta Brasil, um globo terrestre interativo mostra todos os países que jogaram contra o Brasil e nele podemos ver quem ganhou mais e quem fez mais gols.
Globo
Globo Interativo
Em uma outra parte são exibidas bolas de futebol usadas nos jogos de rua de cada estado brasileiro.
Bolas do Brasil
Bolas do Brasil
Um painel, como se fosse uma constelação, mostra as taças e o nome dos jogadores das competições.
Última vitória em Copa do Mundo
Última vitória em Copa do Mundo
Na última sala há pontos com óculos de tecnologia virtual que permite ao torcedor entrar no vestiário e no campo com os jogadores. Muito interessante. Nesta mesma sala há painéis com quiz, quebra cabeça e jogo da memória, tudo voltado a seleção, claro!
Camille respondendo o Quiz
Camille respondendo o Quiz
No final da visita, ainda podemos levar pra casa uma foto personalizada (paga) e tirar uma foto (grátis) para o mosaico do torcedor. Se você voltar ao museu com esse mesmo ingresso é só apresentar o código de barras que a sua foto vai aparecer ali.
Foto no Mosaico
Foto no Mosaico
No museu há também uma loja com artigos oficiais da seleção brasileira. Há camisetas, bonés, chaveiros, bolsas, toalhas e muitas outras coisas para vender.
Loja
Loja
Eu amei a experiência desse museu.  Se você ama futebol, saiba que fortes emoções irão acontecer. E você gostando ou não de futebol, vale muito a pena conferir. É para todas as idades, meninos e meninas.
*Agradecemos a CBF pela cortesia dos ingressos, porém nossas avaliações são dadas de acordo com a nossa experiência.
Mais informações:

Endereço: Av. Luís Carlos Prestes nº 130, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Entrada: R$ 22,00 / Meia-entrada: R$ 11,00 (estudantes e idosos)

GratuidadePortadores de necessidades especiais com direito a um acompanhante, crianças até 6 anos e professores da rede pública

EstacionamentoGratuito no local

Duração da vista: 1h30 (tempo aproximado)

IdiomasPortuguês, Inglês e Espanhol

Horário de funcionamentoTodos os dias, das 10h às 18h

Reserva para grupos: museucbf.adm@cbf.com.br

Formas de pagamentoDinheiro e cartões de débito e crédito

Telefone da bilheteria: (21) 3572-2006

Obs.: Não esqueça de reparar as escadas
Obs.: Não esqueça de reparar as escadas

Insira o seu e-mail e receba todas as nossas dicas!

 

Post Author: vidadeviajete

Deixe um comentário pra gente!