Bento Gonçalves – Uma viagem no tempo

Ah, Bento Gonçalves… Tá aí um lugar que aguardei ansiosamente pra conhecer. Não pela cidade, mas pelo passeio de Maria Fumaça. Eu super viajo no tempo nesses passeios e fico imaginando como eram as coisas no passado.

Bem, a estrada que liga Gramado a Bento Gonçalves não é lá essas coisas. Tem um trecho muito bonito de serra até Nova Petrópolis, mas depois…  Estava muito esburacada em agosto/2013, espero que já tenham arrumado. Então vai minha dica: tente não passar por lá a noite, achei bem perigoso e a iluminação é péssima. De preferência, compre o passeio do 1º horário (9 horas).

Maria Fumaça (2)
Ficaria horas admirando essa máquina

Mas vamos ao passeio: reservei através do telefone da empresa Giordani Turismo, que é a empresa oficial dos ingressos. É bom fazer isso com pelo menos 2 dias de antecedência, pois em algumas épocas o passeio é bastante concorrido. O serviço é super organizado e pontual e ainda dava direito ao ônibus de retorno e ingresso para conhecer a Epopeia Italiana,que falarei mais à frente. Há opção de fazer o passeio saindo de Bento Gonçalves e também saindo de Carlos Barbosa. Optamos pelo primeiro. O ingresso custou R$ 80,00 por pessoa.

Maria Fumaça
Maria Fumaça

Quando embarcamos, recebemos cada um uma taça para a degustação de vinho e pra quem não bebe, tem a opção de suco de uva super delicioso. Não jogue fora e nem quebre a sua taça, ela vai te acompanhar até o fim do passeio.

Maria Fumaça (49)
Muito suco de uva

O passeio é uma delicia e a todo instante entram personagens em ação encenando o que aconteceu na época da imigração italiana. Fantástico!

Maria Fumaça (19)
Canções Italianas

A primeira parada é Garibaldi, onde acontece a recepção dos passageiros ao bom som da música gaúcha e italiana. E degustação de espumante e suco de uva. Vi gente bêbada, sério! Kkk

Por volta de 2 horas depois, chegamos em Carlos Barbosa com direito a show de música italiana. O pessoal já desce do trem no clima e dançando bastante. Dali, quem comprou a volta pra estação de origem, embarca no ônibus da empresa. O trajeto é rápido e o guia vai explicando tudo que há no caminho. Não vá esperando ter vistas maravilhosas e paisagens neste passeio. A intenção não é essa e não vimos nada demais. O interessante é a história, o balanço agradável do trem, o apito e as atrações…

WP_002463
A vista mais bonita que apareceu no caminho
Maria Fumaça (60)
A maior parte do tempo a vista foi essa 🙁

Epopéia Italiana:

É um parque temático que conta a história de como os italianos chegaram ao Brasil e as dificuldades que passaram. Uma verdadeira viagem no tempo dividido em 9 cenários. No final, mais degustação de sucos produzidos na região e uma loja de souvenirs. Eu super recomendo essa visita.

Epopéia Italiana (8)
Epopéia

Fábrica da Tramontina – Carlos Barbosa.

Já que estávamos por ali, aproveitamos para conhecer a famosa Fábrica da Tramontina. E vou te falar… é enorme e tem tudo que você imagina e até o que você não imagina…hehe. Sinceramente, não achei os preços convidativos. Achei caro. Produtos da mesma marca em lojas de departamentos são bem mais em conta.

Insira o seu e-mail e receba todas as nossas dicas!

 

Post Author: vidadeviajete

2 thoughts on “Bento Gonçalves – Uma viagem no tempo

    […] Bento Gonçalves […]

    leno Donizeti gonçaves

    (6 de março de 2016 - 00:20)

    moro em são paulo, meus avos vieram de minas machados eles sempre falaram dai, é muito lindo vendo pela net ínfelismente falarão mais ficou a história deles, maria fumaça colheitas de café e muito mais etc…yolanda mendes Gonçalves e Olínpio Gonçalves , que deus ilúnine vocÊs e que minas gerais sejá mais e mais estórias pra contar para netos que ficarem. para bens a todos de minas que um dia tenho uma chançe de conheser se eu pude,meus pais e nós temos sangue mineiro agradeço meus avós parabéns a todos de minas.

Deixe um comentário pra gente!