O que fazer em Fortaleza

Nossa passagem por Fortaleza foi rápida, porém bem aproveitada. Ficamos na cidade por 3 dias e vamos compartilhar com vocês o que fazer na cidade.

Siga-nos no Instagram e acompanhe nossas viagens em tempo real. @vidadeviajete


Fortaleza é a capital do Ceará e é considerada a capital do vento e do sol. Também é uma das cidades de entrada para a Rota das Emoções e para passeios até Jericoacoara e Canoa Quebrada.

Engana-se quem acha que Fortaleza é só praia, há outras coisas interessantes a fazer, inclusive com crianças. Compartilho aqui o que fazer na cidade, já deixando claro que depois iremos fazer um post sobre o que fazer no Ceará, com dicas mais completas do estado.

O que fazer em Fortaleza:

  • Museu Dragão do Mar:

O museu fica no bairro Praia de Iracema e é um importante centro cultural da cidade. No mesmo espaço há o museu de Cultura Cearense, Museu de Arte Contemporânea, Teatro Dragão do Mar, Anfiteatro, cinema e até um planetário. Nós visitamos apenas o museu de Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea, pois os outros espaço estavam fechados. Mas mesmo assim valeu a pena! O local é agradável e uma caminhada por ele já é um passeio legal, já que há pinturas e exposições em toda parte (até nos corredores).

o que fazer em fortaleza
Dragão do Mar
Isso é uma ponte, mas no final é uma pintura que cria uma ilusão de ótica incrível!
  • Praia de Iracema:

A Praia de Iracema recebe esse nome em homenagem à personagem do livro Iracema, do escritor cearense José de Alencar. A Praia de Iracema não é recomendada para banho pela qualidade da água, mas é um ótimo lugar para um passeio e contemplação da paisagem, que é realmente muito bonita.

Iracema
Praia de Iracema
  • Ponte dos Ingleses:

A Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, é um daqueles lugares perfeitos para se curtir um por do sol tomando uma água de coco. Logo na entrada há um centro de informações turística, onde você pode pegar mapas da região de Fortaleza pra se situar na cidade (caso seja o primeiro passeio da viagem).

Ponte dos Ingleses
Por do Sol visto da ponte
😉
  • Feirinha Beira Mar/Av. Beira Mar:

Das 3 noites em que estivemos em Fortaleza, fomos as 3 na feirinha. Sabe aquele lugar que prende? Pois é! Por lá você encontra artesanato, restaurantes e muita diversão. É um ótimo lugar para para andar a toa e curtir a vibe da cidade. A orla tem uma energia muito boa e é ótima para quem está com crianças. Tem trenzinho, campos de futebol, atividades com animação (pelo menos no verão tem). É um lugar que super recomendo. Sério!

Feirinha de Fortaleza
  • Praia de Meireles:

A Praia de Meireles é onde estão os melhores hotéis de Fortaleza. É uma praia muito bonita, mas dizem que também não é boa pra banho. Quando passamos por lá estava bem cheia, então não sei se essa informação procede ou não. Acreditem: não entramos no mar de Fortaleza. Mas isso foi opção nossa, preferimos aproveitar a cidade. Mas sem dúvidas é um lugar lindo demais. É nela que acontece a feirinha que falei acima.

Meireles
Crianças também gostam de admirar paisagens
  • Jardim Japonês:

Não que mereça uma visita exclusiva, mas caso você esteja na feirinha, vale a pena ir até lá e conhecer. O objetivo do espaço é criar um ambiente harmônico, integrando a população brasileira com a cultura oriental. O espaço é bem bonito e rende boas fotos.

Jardim Japonês
Cascata no Jardim
  • Theatro José de Alencar:

É um teatro super tradicional de Fortaleza. É tombado pelo patrimônio histórico e visitá-lo é quase uma obrigação pra quem vai à Fortaleza. Nós fizemos a visita guiada e recomendo muito, pois você conhece a história desde a criação até os dias de hoje. Caso você não consiga ir na visita guiada, também é legal conhecer o museu por fora. A arquitetura é bem bonita.

Fachada interna
Parte interna
Pátio Interno
  • Mercado Central de Fortaleza:

O mercado é especializado em produtos regionais e artesanais. Lá você encontra de tudo: roupas, sapatos, artigos de couro, artesanato, lembrancinha, cachaça regional, bordados, doces de caju e mais um monte de coisa. O Mercado Central de Fortaleza é o maior do Nordeste. Mas atenção: os vendedores são chatos insistentes demais. Então vale aí uma dose de paciência. E mesmo que você não vá pra comprar (meu caso), vale a pena.

Dica: no piso do estacionamento há uma barraca que vende sucos da fruta natural. Tem de frutas que nunca vi na vida. Vale a pena experimentar. 😉

Mercado
  • Crocobeach:

A Crocobeach fica na Praia do Futuro e é um ótimo lugar para passar o dia em família aproveitando toda a estrutura de uma barraca. Você pode aproveitar a piscina, ou até mesmo a praia. Leia mais aqui.

Crocobeach

Onde se hospedar em Fortaleza:

A melhor região para hospedagem é sem dúvidas, na Praia do Meireles. Por lá ficam os melhores hotéis e restaurantes. E você pode fazer várias coisas a pé pela região.

Veja aqui algumas opções de hotel.

Nós, infelizmente, não ficamos em Meireles porque não encontramos vaga (altíssima temporada). Por sorte, foi inaugurado o Ibis Centro de Eventos e achamos vaga por lá. Ele fica no bairro de Guararapes. O bom é que ele se localiza bem próximo ao shopping Iguatemi, o que foi uma mão na roda em algumas situações (farmácia, bancos, etc). Como estávamos de carro, a localização dele não foi um problema. E como vocês sabem, sou fã da rede pela praticidade e preço (os hotéis em Fortaleza na alta temporada custam pequenas fortunas). Então valeu a pena. 😉

Ibis Centro de Eventos

O que achei da cidade:

No geral, nós gostamos da cidade. Não é a melhor do Nordeste (minha opinião, ok?), mas é uma cidade bem diversificada e com bastante coisa legal pra fazer. E ainda tem as cidades próximas que dá pra explorar também, mas isso será assunto pra outro post…

Gostou dessa dica? Insira seu e-mail abaixo e receba novidades em primeira mão.

Post Author: vidadeviajete

Deixe um comentário pra gente!