Porto Alegre – A 2ª vez é ainda melhor

A primeira vez que fui a Porto Alegre pensei: “Putz, isso aqui é uma mistura de Duque de Caxias com a Rua Uruguaiana!” Cariocas me entenderão.

Mas eu estava totalmente enganada. O que aconteceu na 1ª vez foi um erro de planejamento. Saímos de Gramado para um bate-volta em POA em um dia gelado, chuvoso e escuro. Já começamos errado, pois não saímos cedo.

Chegamos por lá e já de cara fomos recepcionados pela Arena do Grêmio. Passamos direto e fomos conhecer o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. Foi uma complicação pra chegar. Era dia de semana, o trânsito estava intenso, muitas obras nas ruas.. Enfim… um caos.

13080007
Arena do Grêmio

Mas valeu super a pena conhecer o museu, ele é enorme, interativo e muito interessante. A pequena Camille, com 7 anos na ocasião aprovou e a gente também.

Davidson "gerando" energia
Davidson “gerando” energia

Saímos de lá na intenção de encontrar uma amiga e fazer o passeio da linha turismo.Pura ilusão! Demoramos horrores pra chegar no local marcado e pra completar estava um frio de tirar o humor da pessoa, e olha que quando viajo nem ligo pra isso. Conclusão: almoçamos com ela e voltamos correndo pra Gramado. Porto Alegre não me agradou naquele momento.

Em 2014 resolvi dar mais uma chance de me surpreender pela cidade. Reservei o Ibis Budget Porto Alegre, que tinha inaugurado recentemente para a Copa do Mundo. Fui de coração aberto. Estava muito frio quando cheguei na cidade, por volta das 16 horas. Fizemos o check-in e fomos procurar um local pra comer e uma farmácia pra comprar a munição anti-frio…hehe. Não ficamos até tarde na rua, pois estávamos muito cansados e o dia seguinte nos aguardava.

Amanheceu em POA, olho pela janela e vejo um lindo dia de sol. Opa! Me dei bem! Saímos cheios de casaco, apesar do sol estava marcando 9º.

Fomos direto para  o ponto final da Linha Turismo, onde embarcamos em um ônibus panorâmico. Tem gente que não gosta desse tipo de passeio. Mas eu adoro, principalmente quando o tempo é curto.

Escolhemos o roteiro Centro Histórico porque nele podemos fazer reembarques, o que no roteiro Zona Sul não é possível. O ingresso custou R$ 30,00.

IMG_2757
Linha Turismo

Nossa primeira parada foi o Parque da Redenção (Farroupilha). E vou te falar: pense em uma carioca que se sentiu uma verdadeira gaúcha! Essa foi eu! O parque é incrível, lindo, limpo, tem uma alma gaúcha que só visitando pra entender. Muitas famílias, muita gente meditando ou largadas no imenso gramado, cachorros, rodas de amigos… Como era domingo, havia uma feirinha com artesanato e comidinhas locais. Tudo de bom!

Parque Redenção
Parque Redenção

Almoçamos por ali mesmo, no Gourmet da Redenção. É no estilo buffet. Pagamos um valor fixo, R$ 25,00 por pessoa, e comemos a vontade com direito a suco e sobremesa. Nem preciso dizer que comemos muito, né? rsrs

GEDSC DIGITAL CAMERA
Passeio de Pedalinho

Reembarcamos no ônibus (passa a cada 1 hora), e passamos pela Rua Gonçalo de Carvalho, conhecida como a “Rua Mais Bonita do Mundo”. Se é mesmo, eu não sei. Mas ela é muito linda sim.

IMG_2763
Rua Gonçalo de Carvalho

Passamos pelo Parcão, não paramos pois eu queria ver o por do sol do Guaíba e como passamos muito tempo comendo, perdemos um tempo precioso.

O ônibus passa também pelo Mercado Público e não descemos, pois ele tinha pegado fogo e ainda estava fechado. Nesse ponto também, ficam vários Museus que me pareceram muito interessantes. Só que estavam todos fechados e até hoje não sei o motivo e ninguém soube informar.

Passamos também pela Usina do Gasômetro, Estádio Beira Rio e Fundação Iberê Camargo. Não descemos também nesses pontos. Passamos direto pra pegar o Fugêncio e retornar à Usina, pois o maior espetáculo estaria por vir.

GEDSC DIGITAL CAMERA
Beira Rio

Chegamos no ponto final, pegamos o carro e seguimos em direção a Usina do Gasômetro, o mesmo local do Rio Guaíba. A Usina é o point da garotada de Porto Alegre. Tinha algumas exposições temporárias e estava acontecendo uns shows adolescente. Eu achei bem muvucado…hehe.

Agora o Lago Guaíba… eu me apaixonei. Ali é praticamente um ponto de encontro dos Gaúchos para apreciar o lindo por do sol sentados na grama, tomando chimarrão. Há passeios de barco também, mas eu achei a “vibe” de ficar na grama muito mais interessante.

IMG_2796
Por do Sol no Guaíba

 

IMG_2799
Deitadas na grama como os Gaúchos

Foi aí então que me rendi aos encantos de POA e toda aquela má impressão da primeira vez, foi embora…

Insira o seu e-mail e receba todas as nossas dicas!

 

 

Post Author: vidadeviajete

3 thoughts on “Porto Alegre – A 2ª vez é ainda melhor

Deixe um comentário pra gente!