Lancha pelo Rio Preguiças – Lençóis Maranhenses

Uma atividade bem legal na região dos Lençóis Maranhenses é o passeio de lancha pelo Rio Preguiças. Esse passeio pode ser feito em qualquer época do ano, pois não depende das lagoas cheias.

É um passeio que eu recomendo muito. O contato com a natureza é intenso e você visita vários lugares lindos e diferentes. É rio, é mangue, é Igarapé, são dunas, macacos, praia e até encontro da água do rio com o mar. Já aviso também que é um passeio que pode ser feito por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês e idosos.

Por volta das 8h30m da manhã o pessoal da Caetés Turismo nos buscou na pousada para o passeio. Fomos de pau de arara até a beira rio para embarcarmos na lancha voadeira que nos levaria para o passeio.

“Nossa” voadeira

Antes do início do passeio o comandante nos forneceu os coletes salva vidas, deu instruções e disse toda a programação do dia.

Dica pra quem é medroso como eu ou enjoa: sente no último banco. É onde menos balança. 😉

Início do passeio

O passeio percorre o Rio Preguiças e passa por vegetação de palmeiras, mangues e muita natureza. Em alguns lugares observamos pássaros da região, como o Guará, vimos jacarés, caranguejos e várias espécies de peixes que habitam a região. O comandante fazia questão de nos mostrar a fauna e a flora, o que achei um diferencial, pois vi muitas lanchas passando direto.

Aqui tem um jacaré

Digamos que é um passeio bem florestal. É MA-RA-VI-LHO-SO!

Rio Preguiças
Buriti

Nossa primeira parada foi em um banco de areia que se forma no rio. Apenas 10 minutinhos para fotos e apreciação do local, pois na volta o mesmo já estaria todo coberto.

Camille gostou de fotos pulando 😉
Na volta tudo estava submerso

Seguimos para o povoado de Vassouras, conhecido por seus pequenos lençóis. A atração principal são os macacos pregos que recebem os visitantes à espera de ganharem comida. No mesmo local são vendidas bananas já cortadas para você oferecer aos simpáticos – e esfomeados – macacos. Não dê biscoitos ou coisas do tipo aos animais, somente banana, ok?

As crianças se divertem

Dica: cuidado com os pertences. Alguns macacos pegam achando que é comida e levam pra mata. Aí já era!

Subimos os pequenos lençóis para apreciar a vista e é bem bonito!

Vassouras
Pequenos Lençóis

Interessante é que as dunas desembocam no Rio Preguiças formando uma espécie de praia. Devido a presença de areia, bancos são formados e da pra tomar banho.

A “praia”

A parada em Vassouras foi de 30 minutos. No mesmo local há artigos de artesanato e lanche a venda, caso queira.

Seguimos pelo Rio Preguiças em direção a próxima parada: Povoado de Mandacaru, onde fica o famoso farol.

Juro que perdi o medo. Haha

Assim que fomos nos aproximando do povoado, já dava para avistar o imponente farol.

Chegando em Mandacaru

Chegamos no povoado e fomos direto para o Farol Preguiças. No caminho umas crianças entoavam versos para te convencer a comprar a cocada delas. Eu fico com muita dó – e raiva – da exploração do turismo infantil. Mas meu coração mole não permitiu que eu as ignorasse e acabei comprando várias (e deliciosas) cocadas.

Elas recitavam: “…minha terra tem palmeiras onde cantam os sábias…”

O calor estava intenso quando chegamos no farol e ele estava lotado demais! As pessoas estavam fazendo fila pra subir. Então nós decidimos não subir e apenas conhecemos por fora. Quem subiu disse que a vista é incrível! Se não estivesse tão lotado eu até iria, mas…

Entrada
Entrada
Farol Preguiças

Aproveitamos para conhecer o artesanato local feito da palha do buriti, tomar sorvete de sabores que só tem na região e nos deliciamos nos sucos das frutas da estação. O de Cajuí (espécie de caju) é o melhor!

Fomos então para a última parte do passeio, a praia de Caburé.

A paisagem mudou

A praia de Caburé é uma praia na foz do rio. De um lado está a praia, do outro o rio e na ponta o encontro do rio com o mar.

Como essa é a última parada do passeio, é também a hora do almoço. Por lá só há 2 ou três opções de barracas pra almoço. Nós escolhemos o restaurante Cabana. A comida estava deliciosa e o prato para 2 é muito bem servido. Nós 3 comemos e ficamos cheios.

Após o almoço você pode escolher entre tomar banho de rio, de mar, andar de quadriciclo ou ficar de preguiça em uma das redes da praia. Nós escolhemos andar de quadriciclo.

Quadriciclos

O passeio de quadriciclo é a melhor opção para quem quer ir até a foz do rio. Lá da ponta também dá pra avistar o povoado de Atins. O passeio custou R$50,00 para 50 minutos e nós 3 fomos no mesmo quadriciclo. O rapaz deu as instruções de como pilotar e por onde podíamos passar e fomos.

O passeio é uma delicia e é muito bom você poder ir de forma independente. Paramos onde nós quisemos para fotos e apreciação de toda aquela beleza.

Caburé – Uma das paradas do passeio pelo Rio Preguiças

Chegamos na ponta e observamos o lindo encontro com o mar. A natureza é realmente incrível. E lá no fundo estava o povoado de Atins.

Camille amou a experiência
Encontro do rio com o mar

Esse passeio de quadriciclo é muito bom mesmo! Vale a pena você fazer. Não aceita cartão, então leve dinheiro para não perder essa maravilha.

Ainda sobrou tempo para um banho no rio antes do nosso retorno para Barreirinhas.

Banho de Rio

Saímos de Caburé as 15 horas rumo a Barreirinhas. A volta foi bem rápida e sem paradas.

Esse passeio foi sensacional e provou que realmente há mais coisas para fazer além das lagoas e lençóis. Acho que é também o passeio mais completo e diversificado da região.

Indico e recomendo que você inclua esse passeio pela região. É encantador!

Quanto custa?

O passeio custa R$85,00 por pessoa.

A entrada no farol é grátis

Quadriciclo e almoço são pagos a parte

Crianças:

Esse é um dos melhores passeios com crianças da região, pois ele serve para todas as idades, até bebês.

Leia também: Boia Cross no Rio Formiga

Lagoa da Esperança – A Lagoa que não seca nos Lençóis Maranhenses 

Review Pousada Sítio Preguiças

*Agradecemos a Caetés Turismo pela cortesia do passeio, porém nossas avaliações são dadas de acordo com a nossa experiência.

Gostou dessa dica? Insira seu e-mail abaixo e receba novidades em primeira mão.

Post Author: vidadeviajete

4 thoughts on “Lancha pelo Rio Preguiças – Lençóis Maranhenses

    Bárbara Calmeto

    (15 de fevereiro de 2016 - 13:18)

    Amei esse passeio e inclui no meu roteiro que um dia vou fazer kkkk. Quero andar de quadriciclo.

      vidadeviajete

      (15 de fevereiro de 2016 - 17:15)

      Esse passeio é maravilhoso! Já quero voltar. Rsrs

    Isabel Trindade Monteiro

    (15 de fevereiro de 2016 - 20:10)

    Amei esse post!! Fiquei com vontade de conhecer!

      vidadeviajete

      (15 de fevereiro de 2016 - 22:41)

      Vai Isabel! Leva as crianças pra esse paraíso! Rsrs. Bjs!

Deixe um comentário pra gente!