Praia do Forte e Arembepe – BA

A Praia do Forte fica no município Mata de São João a 80km de Salvador. Super vale a pena um bate e volta se você estiver na capital. O ideal é seguir pela Linha Verde (BA-099). A estrada está em boas condições. Se você não estiver de carro não se preocupe. Várias empresas fazem esse passeio.

Saímos do hotel às 8 da manhã e antes de chegar à Praia do Forte vimos placas indicando o Projeto Tamar na cidade de Arembepe. Como eu sou fã das tartarugas é lógico que quis entrar na cidade.

 

Arembepe é distrito de Camaçari e fica praticamente na metade do caminho (30km de SSA). Da entrada da cidade até o Projeto Tamar são 10 minutos.

Essa base do Tamar não é tão grande, mas sem dúvidas é uma das mais importantes. Eles fazem um trabalho de preservação belíssimo, com uma parte da praia toda cercada para desova dos animais com a total segurança.

IMG_5713
Filhotes de tartarugas IMG_5709

Conhecemos também a praia que fica bem no centrinho de Arembepe. Não tomamos banho, paramos somente para admirar a beleza

.

Praia de Arembepe
Praia de Arembepe

Chegamos na Praia do Forte por volta das 10:30 e a vila já estava lotada. Somente carro de morador é que podia passar. Mas eles possuem um esquema muito bom. Logo na entrada da cidade há um grande estacionamento, você paga R$ 20,00 o dia e uma van te leva até o centro da vila e na volta é só ir pro ponto. Não tem hora marcada. O serviço é o dia todo e tem van de 10 em 10 minutos, já incluso no preço do estacionamento. Eu aprovei essa solução deles.

Entrada da Praia do Forte
Entrada da Praia do Forte

Logo de cara eu me apaixonei pela vila. Sabe aquele sentimento bom quando você chega a um lugar? Pois é… Senti isso.

A vila é charmosa, limpa, organizada e me pareceu super segura também. Há muitas lojas de artesanato, roupa, bares, restaurantes e por aí vai.

Se você não quiser andar até o Tamar, existem algumas lojas em que se pode alugar bicicletas. Como eu estava encantada com a Vila, fui a pé mesmo.

Foto clichê no centrinho
Foto clichê no centrinho

Conhecemos o Projeto Tamar e gostamos muito. Fiz um post exclusivo pra ele porque merece. Para saber mais clique aqui.

Entrada do Tamar
Entrada do Tamar

Seguimos andando pela areia até achar um ponto da praia que nos agradasse. No caminho passamos pela praia do Porto, que fica bem coladinha ao Tamar. Não ficamos ali, pois além de cheio, muitos barcos de pescadores estavam ancorados. Apesar dos barcos, a água é limpa. Nessa parte há muitas barraquinhas de comidas baianas.

 

Praia do Porto
Praia do Porto

Andamos cerca de 20 minutos pela areia até chegar a Praia do Lord. Pára tudo!!!! Que praia!!!! Ganhou totalmente meu coração. Se o paraíso existe, eu estava nele!

IMG_5762

As águas dessa praia são mornas, calmas e rasas. Tinha gente com cadeira de praia dentro d’água.

Quando a maré está baixa formam-se piscinas naturais bem rasinhas. Excelente para relaxar, boiar, brincar… Se estiver com crianças você pode ficar tranquilo.

IMG_5763
É ou não é o paraíso?

Por volta das 15horas a maré começa a subir, mas mesmo assim o mar não fica agitado e nem fundo. Muitos pontos pra essa praia!

Antes que eu esqueça, almoçamos na barraca da praia mesmo. Pedimos um peixe com macaxeira e tudo certo!

Maré "alta"
Maré subindo

Saímos da praia era um pouco mais de três horas e calmamente caminhamos pela vila observando as lojas e o movimento. Chegamos no ponto da van que leva até o estacionamento e em 5 minutos chegou uma.

 

Como o dia ainda estava claro decidimos conhecer o Castelo Garcia D’Ávila. O castelo é uma construção histórica e suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil. A estrada não é muito boa. Como estava muito sol foi tranquilo. Mas acredito que em dias após chuva a estrada não seja adequada.

As ruínas são interessantes, tem seu valor histórico e tal. Mas achei a entrada cara (R$20,00), pra ver apenas o castelo.

DSC08892
Castelo

 

Parece a árvore da vida…rsrs 
Imagina uma vista dessa todo dia?

Retornamos à Salvador com a certeza de que achei um dos paraísos brasileiros: Praia do Forte, no veremos em breve…

Fim do dia mais que perfeito
Fim do dia mais que perfeito

Clique aqui para ver essa viagem em vídeo.

Curta nossa página no Facebook.

Siga-nos no Instragram: @vidadeviajete

Insira o seu e-mail e receba todas as nossas dicas!

 

Post Author: vidadeviajete

2 thoughts on “Praia do Forte e Arembepe – BA

Deixe um comentário pra gente!